publicidade

publicidade

domingo, 6 de março de 2011

A histórica propaganda de lança perfume


Publicado na revista Eu Sei Tudo, em fevereiro de 1918, no Rio de Janeiro, mesmo se tratando de Carnaval, este anúncio mostra ousadias para a época - o erotismo da Colombina, muito esvoaçante nas mãos de um Pierrô libidinoso, que usa lança-perfume para embriagar a foliona. 
A Casa de Alice, onde se ambienta a imagem, da criação do mestre ilustrador K.Listo, nesta obra toda feita em carvão, era uma casa de prostituição localizada no bairro das Laranjeiras, que havia servido ao Império e passou a atender também a República. Como o fabricante do produto era amigo da proprietária e cliente fiel da casa, começou a produzir o brinquedo batizando-o com o nome da amiga, em forma de homenagem. 
O lança-perfume, anteriormente importado da França e Argentina, era muito caro. A Rhodia começou a produzi-lo no Brasil em 1906, no Rio, inicialmente em frascos de vidro. Mais tarde vieram os concorrentes: Vlan e Flirt. Foi a coqueluche dos bailes de Carnaval do passado. Considerado entorpecente, acabou sendo proibido por Jânio Quadros, em 1961.

Fonte: www.seculovinte.com.br

Um comentário:

  1. Mais essa fabrica rhodia continua fabricano na argentina ?? e qual o valor na fabrica

    ResponderExcluir