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domingo, 27 de março de 2011

A saga dos bichinhos da Nestlé

Foto: reprodução site
Em meados de setembro do ano passado, uma série de filmes estrelada por nove filhotes de pelúcia capitaneou mais uma ação da Nestlé, com  duração entre quatro e seis minutos nos intervalos da novela das oito da Globo, um formato diferenciado, dando a impressão de uma série em pleno intervalo comercial. Dentre os temas abordados, a necessidade de preservação ao meio-ambiente, o uso racional da água, a utilização racional dos alimentos, além de outras temáticas relacionadas. Um trabalho primoroso da Planet Film em parceria com a Gizmo, uma produtora argentina.
O passo seguinte foi estender a ação de Brand Content ao ponto de venda na qual foi utilizada como de constume um farto material de comunicação com destaque para os bichinhos protagonistas, que passaram a ser comercializados.
A estratégia buscava sobretudo repetir o estrondoso sucesso dos anos 90 com os bichinhos da Parmalat, presentes até hoje na memória de muitos. Mas o que parecia sucesso certo na disseminação da fauna de pelúcia, parece não ter acontecido por alguns erros simples mas que fizeram a diferença. Primeiro, além de comprar os produtos Nestlé, o que grande parte do consumidor até estaria disposto pois já o faz normalmente, era preciso desembolsar o mesmo valor para adquirir um bichinho de pelúcia, além do custo de envio caso fosse adquirido pela internet ou casa lotérica, uma operação relativamente cara e um pouco complicada.
O filme, ferramenta poderosa da campanha, salvo engano, foi utilizado em apenas no pontapé inicial, tendo deixado órfã a ação no PDV. O boca a boca e a utilização da internet através do you tube e twitter e do próprio site talvez não tenham sido suficientes para criar o buzz esperado e tornar os bichinhos algo de valor agregado tão significativo a ponto de terem venda fácil e disputada.
Assim se sucedeu, a venda não decolou e a mecânica foi alterada em dezembro e os singelos bichinhos passaram a ser vendidos mediante a compra de qualquer produto mais R$ 27,00. Posteriormente o preço baixou ainda mais: R$ 9,90.
Nos últimos dias,  promotoras da Nestlé invadiram os supermercados para a Páscoa e com uma missão ainda mais importante: o bota-fora dos bichinhos de pelúcia a qualquer custo. Na compra de R$ 30,00 em produtos Nestlé, o bichinho finalmente é seu! Agora não tem mais o custo pra você. Teoricamente, não. Mas para um consumidor acostumado a fazer da Nestlé a top, não será nenhum sacrifício...

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